Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

The Block, um sistema de som com válvulas e um design muito interessante

Quem toca guitarra sabe: não há simulação digital no mundo que consiga chegar perto da qualidade de som “quente” e dinâmica de um amplificador valvulado. São justamente as imperfeições nas frequências de som que fazem com que a maioria dos músicos prefira utilizar um equipamento analógico, por mais que a tecnologia tenha facilitado demais a portabilidade e praticidade no palco. Pela mesma linha de pensamento, amplificadores de som personalizados como o Block são um sopro de vida no mercado de equipamentos de áudio repleto de produtos digitalizados.

Block (Foto: Divulgação)

Criado pelo designer polonês Mateusz Glówka para um trabalho de semestre da Academia de Artes Finas da Cracóvia (sul da Polônia), o aparelho valvulado foi concebido “de acordo com as regras de áudio Hi-Fi”, ou seja, visando a alta fidelidade sonora. As partes eletrônicas, concebidas pela colega Marian Kopecki, dissipam a maior parte da interferência eletromagnética (fonte, transformador de força) e são montados em compartimentos fechados e distantes das linhas de áudio.
“A placa de som principal é erguida por cima de dobradiças para permitir a varredura eletrônica sem a necessidade de desconectar nada”, diz Glówka no site do projeto. Isso permite que a placa seja acessada com todos os fios ligados, para o caso de ser preciso observar algo ou retirar algum componente.
Mas é o design que mais chama a atenção no Block. Com superfície em aço escovado, os (poucos) botões circulares têm design retrô que remetem aos antigos sistemas de som. Por cima da tampa ficam aparentes as enormes válvulas do equipamento, o que provavelmente demanda certo tempo para aquecer e poder funcionar perfeitamente, já que ao ar livre o calor pode dissipar mais rapidamente.
Apesar de ter sido concebido para audiófilos com todas as exigências para um som de alta fidelidade, Glówka só se esqueceu de incluir comandos para equalização do áudio, o que pode fazer muita falta para quem gosta de mexer com as frequências. De qualquer forma, o aparelho é apenas um conceito de design e, por enquanto, não há informações de que o polonês vá produzir mais peças ou mesmo disponibilizar um kit para montagem.
Via: Technabob

Nenhum comentário:

Postar um comentário