Com o impacto da apresentação dos novos smartphones Veer e Pre 3, além do tabletTouchPad, a HP aposta todas as fichas no sistema operacional WebOS 2.1. O software, herdado da aquisição da Palm no ano passado, traz semelhanças marcantes com o iOS, embora com grande foco na conectividade e na velocidade na interface do usuário.
Mas a história recente da Apple mostra que de nada adianta um bom sistema se não houver um modelo de desenvolvedores terceirizados disponibilizando aplicativos para a plataforma. A HP sabe disso. Tanto que grande parte do evento desta quarta-feira (9) em San Francisco, nos Estados Unidos, tratou justamente do apoio ao sistema operacional.
Várias empresas já demonstram interesse no WebOS, ainda mais com a chegada do TouchPad. Revistas como a Time, Sports Illustrated e People terão versões interativas para o tablet – pense no The Daily ou Wired para o iPad. Outra grande aposta é o da Interscope/Geffen, representada pelo diretor executivo Jimmy Iovine no evento, com o lançamento do serviço de músicas Beats, com arquivos de áudio com 24 bits de qualidade em vez dos tradicionais 16 bits do iTunes.
Jogos
Outro grande foco da HP para o TouchPad é o suporte a games por meio do Open GL. Durante o evento, um simulador de combates aéreos chamado Armageddon Squadron II, da Polarbit, foi exibido. Os gráficos 3D e controles por movimentos lembram o da concorrência, mas com o processador Snapdragon dual-core de 1,2 GHz há a possibilidade de muito mais capacidade ainda.
Claro que games como Angry Birds e Sudoku não poderiam faltar, já que estão presentes em quase todas as plataformas móveis. A Electronic Arts também engrossa a lista de desenvolvedores prometendo uma versão (bem semelhante a do iOS) do Rock Band, com 25 músicas de artistas como Smashing Pumpkins, Lynyrd Sjynyrd, Beastie Boys, Blink-182 e Foo Fighters. Outros títulos mencionados pela EA são Monopoly, Scrabble, Tetris, The Sims 3, Battleship e Need for Speed Undercover.
Outros exemplos de aplicativos foram a nova versão do leitor de e-books Kindle e os inevitáveis aplicativos do Facebook e Last.fm.
Aposentando os fios
O WebOS também chega à versão 2.1 com a comunicação sem fios entre aparelhos, permitindo a sincronização na nuvem. De fato, há mais conectividade entre a nova linha de produtos da HP, com o carregamento do TouchPad feito pela base Touchstone, sem o uso de cabos. E a transferência de informações, como a URL de um site, de um dispositivo ao outro, é feita apenas colocando o smartphone em cima do tablet.
Como grande fabricante de impressoras, era de se esperar também a integração com esses equipamentos. Com o WebOS, é possível enviar documentos para impressão sem fios, semelhante ao AirPrinter do iOS.
O futuro, segundo a HP, é o caminho inverso do que estamos presenciando atualmente com os tablets. A empresa promete o sistema operacional WebOS em PCs, tanto desktops quanto notebooks, com maiores detalhes a serem revelados no decorrer do ano. A grande aposta, no entanto, continua a mesma: a integração entre todos os produtos da companhia. Não é a toa que o novo slogan é “everybody’s on” (“todos conectados”, na tradução livre).
Fonte: Engadget