Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Serpente robótica ajuda a encontrar sobreviventes do terremoto e tsunami no Japão

Em uma situação tão dramática como a que o Japão está vivendo nos últimos dias, toda inovação tecnológica que possa ajudar no resgate das vítimas é muito bem vinda. Como não podia deixar de ser, os robôs com câmeras são preciosas ferramentas que podem fazer a diferença no ofício de salvar vidas. Um dos robôs que merecem destaque é este em forma de serpente, que foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Tohoku, liderados por Satoshi Tadokoro.

Active Scope Camera (Foto: Reprodução: CNet)

A “serpente-robô” se chama Active Scope Camera, e foi vista pela primeira vez em ação em 2007, em Jacksonville, Flórida. O robô conta com uma luz LED na ponta, onde também fica posicionada a câmera, proporcionando assim uma visibilidade razoável nas imagens subterrâneas. A câmera é composta por um cabo de fibra ótica de quase 8 metros de comprimento, que possui um sistema de servo motor. Ela é revestida por uma estrutura semelhante ao cabelo, que conta com recursos de vibração, que fazem a serpente se mover a uma velocidade máxima de 82 cm por segundo.
Tadokoro e sua equipe estavam no Texas quando ouviram sobre o terremoto no Japão, e voltaram imediatamente para o seu país para poder ajudar os sobreviventes com o seu sistema. As vantagens da Active Scope Camera são evidentes, uma vez que, pela sua estrutura, ela é capaz de penetrar em locais onde os seres humanos não conseguem alcançar, principalmente pela quantidade de escombros acumulados pelo terremoto. Assim, esta câmera consegue localizar vítimas em locais improváveis, auxiliando muito a equipe de resgate.
Abaixo, você vê um vídeo que mostra como a Active Scope Camera pode ser eficiente em casos de desastres naturais, descrevendo em quais outras situações ela pode ser útil.

Fonte: CNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário