Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Controlando o Flickr com as emoções, com o EPOC da Emotiv

Uma imagem vale mais do que mil palavras. As imagens possuem a capacidade de se comunicar rapidamente com os nossos sentimentos e pensamentos, estimulando o cérebro, fazendo com que as sensações positivas e negativas se reflitam, alterando nosso estado de humor. Pensando nisso, a empresa Emotiv desenvolveu um sistema que utiliza o seu cérebro para buscar fotos no Flickr de acordo com o seu estado de espírito. Apresentamos o EPOC.

EPOC Emotiv (Foto: Divulgação)

EPOC é uma espécie de leitor cerebral em forma de headset, que faz uma análise dos mapas do cérebro, identifica como você está se sentido (alegre, triste, bravo, assustado, etc), e busca uma sequência de imagens compatíveis com esse sentimento. O EPOC trabalha em conjunto com um aplicativo, chamado EmoLens, que é o que torna o dispositivo capaz de identificar quatro diferentes emoções.
O controle não é apenas dos tipos de imagens que serão selecionadas no Flickr. O usuário pode controlar, através do cérebro, a velocidade de exibição dessas imagens, e a adição de “tags emocionais” para essas imagens, oferecendo a possibilidade que ela seja exibida novamente em um momento posterior. Por exemplo, se você olha para uma imagem que lhe traz alegria, o headset pode detectar isso, e enviar o comando para que o aplicativo marque essa imagem com a tag “feliz”. A imagem fica estática até que o sentimento de alegria passe, reiniciando o slideshow de imagens.
O aplicativo também permite que o usuário configure diferentes estados de concentração, que combinados com movimentos com a cabeça e piscadas de olhos, permitem a navegação na interface do Flickr, em uma interface 100% em modo hands-free, fazendo a alegria dos mais preguiçosos.
O aplicativo EmoLens custa US$ 40, e o leitor cerebral EPOC custa US$ 300. Abaixo, um vídeo demonstrativo do sistema.

Fonte: DVICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário