Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pesquisadores usam CD com mp3 para invadir carro

Carros com chip e circuitos integrados não são novidades e assim como qualquer outro computador no mundo, eles não são 100% à prova de falhas. Mas um grupo de pesquisadores de três universidades americanas publicou na semana passada um estudo que relata uma séria e assustadora vulnerabilidade em sistemas automotivos.

CD (Foto: Divulgação)

O grupo, formado por professores de universidades de São Diego, Califórnia e Washington, descobriu uma brecha em um sistema de áudio automotivo e conseguiu explorá-lo. Eles gravaram num CD um arquivo de música em mp3 infectado com um cavalo de tróia específico para o carro. Quando inserido no leitor de CDs, o CD conseguiu usar a brecha para alterar a firmware do sistema.
Depois de invadido, o sistema de som do carro poderia ser usado para acessar outros sistemas integrados ele, como aqueles que controlam os freios, o velocímetro, as travas das portas e até o estado do motor.
Essa não é a primeira vez que os pesquisadores encontram uma falha tão séria em sistemas automotivos. Em 2009 um deles, o professor Stephan Savage da Universidade da Califórnia, já havia descoberto um método de controlar funções do carro ao hackear usando um laptop de diagnóstico específico para os sistemas veiculares e em 2010 o mesmo professor repetiu o feito por meio do Bluetooth integrado ao carro.
O grupo publicou o estudo mas não revelou qual o modelo do carro que tem a vulnerabilidade.
Fonte: ItWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário