Rumores correntes na imprensa indicam que a Asus está em parceria com a Intel para lançar, no segundo semestre de 2011, um netbook superbarato para concorrer com tablets como o iPad. A expectativa é de que o netbook da Asus custe entre US$ 200 e US$250, uma pechincha para o mundo da informática.
Para baratear a máquina, seria usada uma plataforma com custos de licença mais em conta, como o Chrome OS e o Android 3.0. As duas opções saem bem mais barato do que o Windows 7, da Microsoft. A alternativa mais natural para a Asus seria o OS, embora a Intel esteja planejando construir fortes parcerias no Intel Developer Forum, evento que acontecerá em Pequim neste mês de abril, para desenvolver dispositivos baseados em x86 Android.
O lançamento é uma tentativa de atender a expectativa de vendas da Asus de 6 milhões de netbooks este ano. Para abalar o mercado do iPad, que vendeu 15 milhões de aparelhos em 2010, não é tão fácil, já que o iPad 2 ainda não chegou ao consumidor, mas já possui lista de espera na Apple. O netbook era uma idéia interessante em 2008, quando foi lançado pela Asus, mas desde 2010, com a chegada do iPad, a venda do aparelho caiu drasticamente, numa escala de um para 5.
A Asus é uma das poucas empresas que se mantém resistente a onda dos tablets, assim como sua concorrente Acer. Mesmo empresas de menor porte já se renderam à tendência do mercado e vêm se adaptando. A Nokia, por exemplo, que é uma grande empresa, deve lançar em breve seu tablet, segundo fortes rumores baseados nos registros da United States Patent and Trademark Office, a agência de patenteamento norte-americana. Segundo os dados divulgados pela instituição, a Nokia teria registrado seu tablet em março de 2010. No entanto, a empreitada não foi adiante, pelo menos até agora.
Fonte: Electronista
Nenhum comentário:
Postar um comentário