Antes do esperado e sem qualquer aviso, a Apple liberou na tarde desta quarta-feira (9) a atualização 4.3 do iOS, o sistema operacional para dispositivos móveis da empresa. Entre as novidades, o esperado recurso "Ponto de Acesso Pessoal", também conhecido em inglês como "personal hotspot", e melhorias no carregamento de páginas no Safari.
As novas funções são esperadas desde o lançamento da versão beta para desenvolvedores do sistema. O “Ponto de Acesso Pessoal” permite que se compartilhe a internet 3G do iPhone 4 com outros aparelhos via Wi-Fi, fazendo do smartphone um útil roteador para um iPod touch ou iPad. O iPhone 3GS também possui tal função, mas apenas compartilhando com o tablet a conexão por meio do Bluetooth.
Já a melhoria no Safari se dá por conta da nova ferramenta Nitro Java Engine, que permitem o carregamento de páginas de forma mais rápida. No entanto, apenas sites que utilizam fortemente o Java podem se valer do recurso.
Outras novidades incluem o "iTunes Home Sharing", para tocar músicas da biblioteca do computador no aparelho iOS; novas funções do AirPlay, que envia conteúdo a uma TV através da Apple TV; e possibilidade de utilizar saída HDMI com o adaptador para iPad 1 e 2, iPhone 4 e iPod touch de última geração.
Algumas melhorias menores também foram inclusas, como a possibilidade de escolher a função do botão deslizante no iPad entre "mudo" ou "orientação de tela", restrições de acesso de aplicativos de localização e contas de e-mail e possibilidade de inserção de intervalo entre números na agenda. Alguns bugs não identificados foram também consertados pela empresa, segundo o relatório de novidades do iOS 4.3 divulgado.
Mas há notícias ruins: para instalar a versão 4.3 com as novas funcionalidades é preciso conectar ao iTunes em um PC ou Mac um iPhone 3GS ou 4, iPod touch de terceira e quarta geração ou iPad 1 e 2 (que já deverá vir equipado com o sistema). Os demais aparelhos, inclusive o iPhone 3G e o original, ficaram de fora e não passam mais a receber atualizações oficiais da Apple. É o preço que se paga por ter um hardware desatualizado da empresa, mas vale lembrar que o suporte chegou a bons dois anos e meio no caso do iPhone 3G - mais do que muitos outros sistemas operacionais por aí.
Clique aqui para fazer o download do novo iOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário