Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Super computador Cray XK6 conta com 50 petaflops de capacidade de processamento

A conhecida lista de supercomputadores contém 500 nomes bem poderosos. O topo dela é ocupado pelo chinês Tianhe-IA, que tem poder de processamento de 2,566 petaflops, o que quer dizer que ele é capaz de fazer até 2,5 quadrilhões de cálculos com ponto flutuante por segundo. Mas ele está para ser desbancado.
Cray XK6 (Foto: Divulgação)
Hoje uma empresa chamada Cray anunciou o lançamento do seu supercomputador, convenientemente perto da data em que a lista de Top 500 costuma ser atualizada. O supercomputador se chama Cray XK6 e tem capacidade de cálculo de 50 petaflops, quase 20 vezes mais do que o Tianhe-IA.
A empresa chegou nesse poder de processamento com a ajuda de processadores de duas empresas específicas, a NVidia e a AMD. Eles usaram placas de vídeo Tesla da série 20 junto com processadores Opteron 6200, além de um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela própria empresa. E a melhor parte: ele pode ser atualizado e receber novos componentes, caso o seu comprador queira.
Segundo a Cray, o supercomputador pode ser usado em diversos meios, como previsão do tempo, astronomia ou medicina e já diz que ao menos um já foi encomendado pelo Swiss National Supercomputing Centre.
Via: Nexus 404

Nenhum comentário:

Postar um comentário