Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Alemães criam cubo multitoque 3D

A marca austríaca de acessórios de alto nível para móveis Grass preparou uma surpresa para a sua participação na a Interzum 2011, um cômodo cúbico no qual é possível interagir com o ambiente por meio de telas multitouch. O projeto foi realizado em parceria com a SENSORY-MINDS GmbH e a associação cultural Montfort Werbung.

O cubo, que parece ter saído diretamente do filme Minority Report, me faz lembrar também a tela de rastreamento desenvolvida pelo personagem Lucius Fox em Batman Begins. Para tal interação, as empresas utilizaram para compor o ambiente vinte e três telas LCD com interface multitouch ao longo de quatorze metros de parede. Além delas, há ainda no teto do local outras telas, desta vez do tipo LED 3D, interagindo de acordo com os movimentos executados pelo frequentador, maximizando a experiência e aumentando a sensação de imersão nesta proposta. Participantes ainda experimentaram uma forma de interação extra, por meio de um aplicativo desenvolvido para iPhone, controlado por um funcionário anfitrião das empresas.

Cubo multitoque 3D (Foto: Reprodução)

Apesar de parecer ter saído de um filme de ficção científica, este Cubo 3D da Grass não aparenta para mim ser somente um produto conceito: considero que tenha o potencial de ser o novo passo em termos de salas dedicadas a áudio, vídeo e interação computacional online; sejam elas caseiras ou em locais de trabalho. Infelizmente o seu custo inicial – não divulgado – deve ser bastante alto, o que certamente irá impedir a sua popularização imediata.
Confira como o projeto funciona no vídeo , para ter uma ideia dos seus efeitos.
Saiba mais na Sensory Minds.
Via I4U

Xbox 360 e a edição especial Kinect Star Wars

É inevitável, basta um jogo baseado numa grande franquia estar a caminho para as empresas tentarem lucrar um pouco mais com edições de colecionador ou mesmo consoles com versões temáticas. Seguindo este caminho, a Microsoft e LucasArts aproveitaram a Comic-Con para revelar que irão lançar uma edição especial do Xbox 360 para comemorar a chegada do Kinect Star Wars ao console.

Com um preço sugerido de US$ 450, quem adquirir o pacote, levará o videogame que emitirá sons característicos dos filmes da franquia, virá com com HD de 320GB e personalizado com o visual do robô R2-D2. Também estarão presente um headset com fio, um joystick dourado inspirado no C-3PO e um inédito Kinect branco, além de uma cópia do próprio Kinect Star Wars, do Kinect Adventures e conteúdo exclusivo por download.

Xbox 360 Kinect Star Wars
 (Foto: Divulgação)

Mesmo tendo despertado a atenção do público na época de seu anúncio, o título exclusivo para o Xbox 360, que abordará os três primeiros capítulos da saga, tem causado uma certa desconfiança nos fãs, principalmente devido a demonstração feita durante a última E3, onde o tempo de resposta e a precisão dos movimentos do jogo deixaram a desejar.
Porém, espera-se que até o seu lançamento, que acontecerá durante a nossa primavera, a Terminal Reality, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, tenha tempo para melhorar a jogabilidade e conseguir provar para os fãs que valerá a pena ficarmos diante da televisão fingindo estarmos segurando um sabre de luz e enfrentando hordas de inimigos com a ajuda da força, não se tratando apenas de mais um jogo mediano que se escora numa marca famosa.
Via Microsoft

Pantufa 3G notifica os parentes em caso de desmaio

As empresas de telefonia móvel estão procurando novas utilidades para os seus serviços de internet 3G. A última ideia que está sendo desenvolvida por engenheiros é uma pantufa com um chip integrado que avisará aos parentes quando a pessoa que a utiliza cair no chão, possivelmente por motivos de desmaio.

A ideia é que a família saiba o quanto antes sobre possíveis acidentes causados pelo risco de saúde do dono das pantufas, emitindo um sinal para encontrar facilmente a pessoa desmaiada, se for o caso de prestar auxílio. Os mesmos pesquisadores estão trabalhando também em fraudas sem fio para avisar aos pais quando o bebê executou suas necessidades.
A pantufa 3G também tem um acelerômetro para detectar se o usuário cair  (Foto: Divulgação)
Caso você tenha gostado da pantufa, é preciso avisar que o preço não é dos mais convidativos: custa 63 libras (algo em torno de 100 dólares) além dos 17 libras por mês para ativar o serviço de 3G (lá na Inglaterra). A tecnologia que avisará se uma pessoa caiu é o "acelerômetro", o mesmo usado pelo iPhone para inclinar o aparelho e obter uma resposta em alguns aplicativos. Assim, caso uma pessoa caia, o acelerômetro identificará e entrará em ação.
Apesar da tecnologia parecer um pouco desnecessária, pois não se usa pantufas em muitos lugares além de casa, este sistema é ideal para pessoas idosas que não se locomovem muito. 
Via Daily Mail.

Sapato com ar-condicionado integrado na sola, para combater o verão japonês

Em uma tentativa de mostrar para as pessoas como é possível manter todas as partes do seu corpo refrigeradas durante o verão japonês, apresentamos os Super Cool Breez, que são calçados com uma espécie de ar-condicionado integrado na sola. Acredite, se quiser.

A proposta está sendo ofertada nas lojas de calçados de Tóquio, para os assalariados japoneses que não suportam as altas temperaturas dessa época do ano. Os sapatos estão disponíveis com um slogan de impacto, principalmente agora, que os japoneses precisam economizar energia em virtude do último terremoto: “Minha economia de energia começa a partir dos meus pés!”
Sapato com ar-condicionado (Foto: Divulgação)
Os sapatos Cool Breeze prometem manter os seus pés secos e arejados durante o úmido verão japonês. Eles contam com uma espécie de filtro, que libera o calor e a umidade, promovendo a circulação do ar nos seus pés. Com isso, o ar no sapato fica “limpo e renovado” o tempo todo.
Sapato com ar-condicionado (Foto: Divulgação)
O projeto do Super Cool Breeze faz parte da iniciativa lançada pelo Ministério do Meio Ambiente japonês no começo do mês de junho, e é um dos produtos que se transformou em uma grande oportunidade de marketing para vários outros tipos de propostas que podem ajudar a reduzir o consumo de energia de forma natural. No momento, o Japão adota uma política onde todo o esforço é válido para economizar energia elétrica, uma vez que eles não contam com sua capacidade energética total desde os desastres naturais ocorridos no país, neste ano.
Embora pareça ser mais fácil usar uma sandália para refrescar os pés, o Super Cool Breeze pode combinar com o novo estilo de vestimenta do assalariado japonês, que está abandonando o tradicional terno e gravata para usar roupas mais frescas e casuais.
Via UberGizmo


Sony lança gravador de Blu-ray externo no Japão

A empresa japonesa Sony apresenta mais uma opção na hora de gravar ou ler um Blu-ray sem ter que abrir espaço em uma baia do gabinete do seu computador ou para dar a possibilidade de ler estas mídias em notebooks que não tem o leitor instalado, o VBD-MA1. Outra vantagem é que ele consegue funcionar também sem a necessidade de um PC para controlar o que será gravado tanto em Blu-ray como em DVD.

Este modelo é basicamente uma unidade externa convencional para gravar e reproduzir discos de Blu-ray para qualquer computador que disponha de uma porta USB disponível, só que ele tem uma novidade bacana que é a possibilidade de gravar fotos e vídeos que você acabou de fazer com sua câmera direto em um Blu-ray sem a necessidade de plugar em um computador e fazer a transferência de arquivos para dentro do computador para depois queimar o Blu-ray ou DVD.

Sony com gravador Blu-ray (Foto: Divulgação)

Para ajudar na tarefa de organizar e selecionais quais os arquivos que serão gravados, o drive vem com uma tela de LCD com 2,7 polegadas. Ele ainda oferece suporte para fotos em 3D que você tirou com sua câmera, no formato MPO, para que elas possam ser reproduzidas em um monitor com este recurso.
A conexão com a câmera pode ser feita ao mesmo tempo em que você está com o drive conectado no computador, já que ele tem duas portas USB distintas. Não há qualquer informação sobre valores, mas a Sony vai lançar este drive externo no Japão em agosto deste ano.
Via: Techfresh
Recentemente, publicamos aqui no TechTudo um projeto da Pioneer em parceria com o canal VH1 dos Estados Unidos, que incentivavam artistas diversos a alterarem o layout da sua mesa de som digital Pioneer CDJ-2000. Hoje, vamos conhecer em detalhes um dos frutos desse projeto, a LEGO Pioneer DJ Music Player.



Esta adaptação da mesa de som CDJ-2000 é completamente revestida de peças LEGO, e não apenas o case externo, mas também detalhes como os botões de controle, a chave de velocidade do disco e os conectores USB. Até mesmo o disco de mixagem conta com os blocos de brinquedo encravados em sua superfície!
LEGO Pioneer DJ Music Player  (Foto: Reprodução)
O modelo foi criado pela Jesse Dean Designs, e o resultado final é impressionante, não apenas pela estética visual quanto pelo cuidado empregado nos detalhes. O mais importante é que, apesar de ter sido reconstruída peça por peça, esta mesa de mixagem é totalmente funcional, o que valoriza ainda mais o projeto, um dos destaques da exposição Pioneer DJ Art Mix Tour.
O projeto também conta com outras propostas de design para a mesa de som. Vale a pena dar uma conferida nos outros modelos criados por artistas e designers dos Estados Unidos. Você pode assistir a um vídeo que mostra detalhes da montagem e o funcionamento da LEGO Pioneer DJ Music Player.
Via Technabob

Elecom Kasane, mouses com design único, e botões randômicos

A fabricante japonesa Elecom apresentou recentemente uma série de novos mouses, para diversos tipos de usuário. O que vamos mostrar a seguir é claramente pensado aos gamers, que necessitam do máximo de conforto e desempenho durante os jogos. Apresentamos o mouse Kasane.

O Kasane é um mouse de 5 botões, que conta com um design exclusivo, com botões laterais e botões direito e esquerdo acompanhando a linha da mão, oferecendo um encaixe perfeito. Com esse formato, os gamers destros e canhotos contam com os mesmos benefícios de performance, e com o mesmo conforto na hora do uso.
Elecom Kasane (Foto: Divulgação)
O mouse conta com resolução de 1.000 dpi, e funciona com rádio-frequência de 2.4 GHz, para que o mouse tenha um alcançe máximo de até 10 metros, quando operado sobre superfícies não magnéticas (para superfícies magnéticas, o alcance é de 3 metros). Sua autonomia de bateria é de aproximadamente 128 horas contínuas de uso, ou 125 dias em standby. O periférico funciona com duas pilhas AAA (alcalinas ou recarregáveis).
Elecom Kasane (Foto: Divulgação)
O mouse Elecom Kasane acompanha um mini-receptor Bluetooth via USB, que atua de intermediário entre o periférico e o computador. O modelo funciona com sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Mac OS X.
Por enquanto, só tem o seu lançamento anunciado para o mercado japonês, com previsão de chegada para até o final do mês de julho. Seu preço por lá não foi anunciado, e não há nenhum tipo de previsão da Elecom sobre o lançamento do produto fora da região asiática.
Via Elecom


Elecom anuncia mouses que trocam de rabo!

A Elecom vai lançar no final do mês de julho três novos modelos de mouses, que se destaca pelos designs diferenciados. Um deles, o Oppopet, aposta no objetivo de levar o termo “mouse” ao pé da letra, oferecendo um rabinho destacável para divertir os usuários.

O Oppopet é um simpático mouse sem fio de três botões, com um design que conta com uma pequena cauda removível, alusivo ao nome do animal que dá nome ao periférico (ou seja, o rato). A proposta da Elecom é, quando você estiver usando o mouse durante a navegação na internet ou jogos online, você deve ter a sensação que está acariciando o seu pequeno roedor. Uma aposta, no mínimo, inusitada e divertida. Porém, há "rabinhos" de vários outros animais, como peixe, porco e esquilo.
Elecom Oppopet (Foto: Divulgação)
O periférico é em tom branco, que ajuda a destacar o disco de rolagem e o rabinho, que está disponível em diversas cores. O modelo tem grandes chances de fazer sucesso em terras japonesas, pela sua aparência.
O mouse funciona de modo sem fio, com um adaptador com frequência de 2,4 GHz, para garantir o funcionamento preciso do mouse dento de uma faixa de alcance de até 10 metros. O Oppopet funciona com baterias baterias AAA, e conta com um interruptor na parte traseira, que ajuda a reduzir o consumo de bateria quando o mouse não está em uso.
O Oppopet não tem previsão de chegada nos países ocidentais, mas se você estiver dando uma volta pelas terras japonesas, vale a pena trazer um desses como recordação (ou para sua irmãzinha menor).
Via Elecom

Use o seu iPhone 4 para fotografar o espaço, com o Astroclip

Dos diversos acessórios para o iPhone 4 que apresentamos no Tecnologia Ponto X, muito provavelmente esse é o primeiro pensado para a fotografia do espaço. O Astroclip foi criado pelo designer Matthew Geyster, da Base One Labs, com sede em Boston, e é mais um dos produtos cadastrados na Kickstarter, site de projetos que buscam recursos para se tornarem produtos comerciais.

Astroclip (Foto: Divulgação)

O Astroclip é um add on para o iPhone 4, que permite conectar o seu smartphone a um telescópio, podendo assim tirar fotos do espaço com a câmera do gadget da Apple. O Astroclip funciona com qualquer telescópio que conte com uma lente de 1,25 polegadas. Basicamente, ele funciona como a maioria dos telescópios mais populares disponíveis, sendo capaz de tirar fotos de tudo o que for captado pela lente, como a Lua e constelações diversas.

Foto da lua tirada com o iPhone 4 (Foto: Divulgação)

O produto tem um conceito minimalista, mas totalmente funcional. Segundo o fabricante, o clipe que sustenta o iPhone 4 ao telescópio deixa o smartphone firme e estável para uma foto perfeita. Outro detalhe que Matthew descreve no seu texto na Kickstarter é que, para manter a qualidade de seu produto, ele decidiu manter toda a produção do mesmo nos Estados Unidos, contando com a participação de grandes fabricantes do setor para a construção das peças moldadas do Astroclip.

Astroclip (Foto: Divulgação)

A proposta parece ser bem interessante, e o resultado de suas imagens captadas também. Para que o seu projeto entre em fase de produção, Matthew espera levantar a quantia de US$ 15 mil. Cada Astroclip será vendido por aproximadamente US$ 25. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da Kickstarter. Veja o vídeo.

Bicicleta elétrica PiCycle conta com conectividade Wi-Fi

A fabricante das bicicletas PiCycle desenvolveu uma bicicleta elétrica que é mais do que uma alternativa ecológica de transporte, pois traz muita tecnologia em seu design e nos seus recursos para os geeks ciclistas.

PiCycle está disponível em duas versões: a Sport Touring (em vermelho) e a Limited (em preto). A maior diferença entre os dois modelos é que a Sport Touring tem o sistema de catraca de marchas, enquanto que a Limited possui uma catraca simples. Os dois modelos contam com o motor elétrico integrado na roda dianteira, o que não prejudica o design arrojado como acontece em outras bicicletas elétricas, onde o motor fica visível na parte superior do quadro.
PiCycle (Foto: Reprodução)
Outro destaque da PiCycle é o formato do seu quadro, que lembra um grande bumerangue que une as duas rodas, formando um semi-círculo perfeito, dando um ar futurista à bicicleta. Mas o mais interessante mesmo é que ela conta com um sistema Wi-Fi integrado, que pode ser útil não só para conectar a bicicleta na internet, mas também para o caso de alguém roubar a sua bicicleta, já que a mesma pode ser programada para se conectar ao hotspot livre mais próximo, e enviar a sua localização para o usuário.
O pequeno motor elétrico leva 3,5 horas para uma carga completa, e a bicicleta pode alcançar a velocidade máxima de 32 km/h. A bicleta PiCycle já está disponível para compra, pelo preço de US$ 2.995 (lá fora).
Saiba mais sobre a PiCycle.

Aplicativo para iPhone avisa discretamente quando seu amigo tem comida nos dentes

Quase todo mundo já passou pela experiência desagradável de comer algo e só poder escovar os dentes horas depois. Por causa disso é muito fácil acumular resíduos de alimentos que podem ser vistos por outras pessoas. Mas o aplicativo Toothpict vai te ajudar a evitar o constrangimento, pois ele avisa quando você tem comida nos dentes.
Imagine uma situação em que seu amigo está com um pedaço de comida entre os dentes, porém você não pode falar isso abertamente ou irá constrangê-lo perante as outras pessoas. É ai que entra o Toothpict, pois ele permite que você avise-o discretamente, sem precisar apontar ou usar a voz.
Toothpict. (Foto: Divulgação)
O aplicativo é bem simples de ser usado e é bastante útil. Ao iniciá-lo você verá uma boca cheia de dentes onde poderá selecionar alimentos parecidos com que seu amigo ingeriu (há pequenos ícones para escolher). Coloque a comida próximo do dente que o seu amigo tem a comida presa. Envie a imagem para ele por e-mail, SMS, Twitter etc. Logo em seguida seu amigo receberá uma notificação informando sobre o alimento preso ao dente e um link para a imagem que você enviou.
Além de bem humorado, o Toothpict é totalmente grátis. Ele está disponível na App Store, mas você também pode checar o site oficial, que mostra mais de perto como ele funciona.

Novo Apple Thunderbolt Display é um monitor com quase o mesmo preço de um iMac

A Apple lançou junto com os novos MacBooks Air e o Mac Mini, uma nova versão do seu monitor externo de alta definição. Este novo modelo se chama Apple Thunderbolt Display e é o primeiro monitor que vai adotar a porta Thunderbolt, presente em quase todos os computadores da marca atualmente.

Este monitor tem apenas 27 polegadas, mas tem um atrativo muito grande que é sua resolução nativa. São 2560 x 1440, o que é superior ao 1080p conhecido como resolução mais alta de filmes em Blu-ray ou jogos de consoles da atual geração de consoles, com exceção do Nintendo Wii. Ele se conecta aos computadores da marca com esta porta e envia dados de vídeo, áudio e faz funcionar a webcam integrada, chamada de FaceTime HD, em apenas um cabo.

Apple Thunderbolt Display (Foto: Divulgação)

Este cabo é capaz de enviar e receber dados ao mesmo tempo em velocidade de até 10 Gbps, o que é 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 e 12 vezes mais veloz do que a porta FireWire 800. Os novos modelos de Mac Mini, iMac, MacBook Pro e MacBook Air já possuem uma porta Thunderbolt e podem se conectar com este monstro de monitor com altíssima resolução, frente de vidro e iluminação de LED. O problema de tanta tecnologia e beleza é seu preço.
Ele custa R$ 3.599,00. Este preço é absurdamente próximo do que é cobrado em um iMac de 21,5 polegadas, que sai a partir de R$ 3,999.00. Trocando em miúdos, este monitor é como se fosse um iMac sem um computador dentro e com uma tela um pouco maior.
Para mais informações, acesse o site oficial da Apple.