A SONY do Japão lançou hoje a ESSP-2000, uma combinação de bateria com no-break que representa uma grande evolução tecnológica. O produto armazena energia suficiente para manter um pequeno CPD funcionando por algum tempo. E seus componentes foram feitos para durar cerca de 10 anos.
A concepção da nova bateria foi o que levou a Sony a se diferenciar das tradicionais baterias de lítio, usadas em câmeras fotográficas e requisitadas pelo seu alto poder de durabilidade. Desta vez, a empresa aproveitou para integrar apenas os íons de lítios na nova criação, poderosos suficientes para alimentar um computador por, no mínimo, um terço do dia.
A superbateria armazena até 2,4 Kwh de energia e suporta carga de 1Kva. Outra grande vantagem da ESSP-2000 é a rapidez no carregamento: até 95% da capacidade em duas horas. A ESSP-2000 não parece em nada com uma bateria: pesa 90 Kg, seu design lembra o de uma copiadora e custa 2 milhões em moeda japonesa, o equivalente a R$ 40 mil, um bom negócio somente para empresas.
O lítio nas baterias
Usadas em produtos que demandam longa vida, como, por exemplo, marcapassos, as baterias de lítio já foram adaptadas para câmeras fotográficas, relógios e outros itens médicos.
A primeira bateria de íons de lítio, usada na fabricação da ESSP-2000, está no mercado desde 1991, inserida pela própria Sony Corporations. Menos instável, esse tipo de bateria é mais resistente, tem maior capacidade que as demais e não exige carregamento total para funcionar.
A ESSP-2000 já está sendo comercializada no Japão e ainda não há previsão para chegar em outros países.
Via: Crazy Engineers
Nenhum comentário:
Postar um comentário