Muito se fala em aquecimento global, derretimento das calotas polares e efeito estufa. Esses três fenômenos que tiram o sono de muita gente são causados, basicamente, por um único vilão: o aumento da concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera pela queima dos combustífeis fósseis como o carvão e o petróleo.
O fato é que não existe fonte de energia limpa, e sim as que poluem menos -- como as usinas hidrelétricas e eólicas. O Brasil é um exemplo mundial em produção de energia através da força das águas, mas foi na Europa, onde a energia eólica tem grande importância, que surgiu o iFan.
Estamos falando de um case para iPhoneque utiliza a energia gerada pelo vento para carregar a bateria do dispositivo da Apple. Como não poderia ser diferente, o acessório possui algumas hélices que são responsáveis por ativar um pequeno gerador, que tem a função de transformar em eletricidade a energia cinética do vento.
O iFan ainda é um protótipo, desenvolvido pelo designer Tjeerd Veenhoven, e atualmente se encontra em fase de testes na Holanda. O carregador está sendo projetado para ser usado em passeios de bicicleta, de carro ou na praia, aproveitando a brisa do mar.
Os resultados iniciais não foram muito satisfatórios. Segundo o criador, foi necessário um longo passeio de seis horas sobre uma bicicleta para uma carga completa na bateria do iPhone. Agora Veenhoven pretende adaptar o projeto a novos e maiores formatos de hélices, para uma melhor eficiência energética do produto.
O designer, porém, não revelou quando o iFan será lançado ou quanto o acessório irá custar. Resta saber se no Brasil a idéia dará certo, afinal andar com um iPhone pendurado na bicicleta ou na janela do carro não é a opção mais segura de transportar o smartphone.
Fonte: Paperblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário