Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sony vai matar o minidisc em setembro

Depois de matar toda a produção de aparelhos da linha de áudio Walkman da Sony que eram responsáveis pela reprodução de músicas em fita cassete, quem também vai receber um túmulo na história das tecnologias utilizadas para ouvir música é o formato que a própria Sony inventou, o MD e seus tocadores da marca.

Se você não viveu os anos 90, ou se não lembra direito o que fazia um MD, vamos lembrar: ele é um formato que a Sony lançou no início daquela década com a ideia de passar o som analógico das fitas cassete para um formato digital com qualidade muito superior.
Sony MD (Foto: Divulgação)
Na verdade, o MD era apenas um CD menor que o convencional, só que preso em uma caixinha que lembrava o formato de um disquete. A vantagem dele para o CD que conhecemos hoje em dia é que esta caixinha ajudava na conservação do disco, já que evitava que ele encostasse em algo ou que você tocasse nele. Só que este formato não foi muito aceito pelas gravadoras e quem tomou o lugar como padrão para música, até hoje, é o CD.
A popularização do MP3 ajudou, e muito, na morte destes players e seus formatos. A Sony vai continuar fabricando este formato e seus players até setembro deste ano para vendas principalmente no mercado nipônico, onde o formato teve a melhor aceitação. O último player portátil de mídia física, o Walkman de CD, continuará sendo fabricado por tempo indeterminado.
Via: CrunchGear

Nenhum comentário:

Postar um comentário