O Social Bicycles (ou SoBi) é um daqueles projetos que tem um grande potencial para revolucionar a forma de como as pessoas alugavam bicicletas para passeio. Eles já haviam lançado uma primeira versão do seu projeto no site Kickstarter, e agora, a startup com sede em Nova York está trabalhando em um segundo protótipo ainda mais promissor, que também está em busca de financiamento para produção.
A nova versão foi apresentada recentemente, e foi testada no bairro nova-iorquino do Brooklyn, e se mostra mais eficiente que os sistemas de aluguel de bicicletas implementados na Europa, e em algumas cidades dos Estados Unidos. Na sua primeira versão, o sistema contava com uma unidade de bloqueio instalada na parte traseira da bicicleta, que imobiliza a roda traseira fisicamente, através de uma tranca eletrônica (U-Lock). Com essa tranca, você tem instalados um chip de rastreamento de GPS, um modem com GPS e um dínamo, que gera a eletricidade para que tudo funcione.
A nova versão do bloqueador será dois terços mais leve, e vai incluir um painel solar integrado, que mantém o sistema ligado, mesmo quando a bicileta não está em movimento.
Além de todo esse mecanismo, o sistema da SoVi conta com um aplicativo para smartphones, que permite a localização e desbloqueio de bicicletas, sem nenhum tipo de reserva prévia. Você encontra uma bicicleta bloqueada, usa o aplicativo e o número PIN do seu telefone para desbloquear e cadastrar o tempo de reserva de uso, e se locomove com a bicicleta. Terminou de usar, é só deixar o veículo em algum lugar (em bom estado) para que outra pessoa use.
O usuário vai pagar uma mensalidade, que vai permitir que o usuário pedale nas bicicletas por 1 hora de graça, além de uma taxa para aqueles que desejam deixar as bicicletas fora dos locais onde os localizadores do sistema estão instalados.
Para doações acima de US$ 50 ou mais no site do projeto na Kickstarter, são oferecidas camisetas exclusivas. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da Kickstarter, clicando aqui.
Via Engadget
Nenhum comentário:
Postar um comentário