Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

AMD apresenta o seu processador Phenom II X4 980 Black Edition

AMD, segunda maior fabricante de processadores para computadores pessoais, acabou de revelar o mais novo processador da família Phenom II, o AMD Phenom II X4 980 Black Edition. Este processador possui quatro núcleos, clock de 3,7 GHz e 6 MB de cache L3.

CPU-Z com AMD Phenom II X4 980 (Foto: Reprodução/Electronista)

O clock do processador é bem alto: o maior de um chip AMD até hoje, tirando o posto de primeiro lugar do Phenom II X4 975 Black Edition, que rodava a 3,6 GHz. A maior vantagem deste processador é o fato de ele ser da família Black Edition, o que facilita a vida de overclockers, já que o multiplicador do processador vem destravado. Em um overclock um pouco mais extremo, o Phenom II X4 980 chegou a mais de 4,2 GHz.
O processador é ótimo para games e outros meios de entretenimento de alta resolução, incluindo gráficos 3D, formando um par perfeito com as placas de vídeo série HD6000 da ATI Radeon, marca estampada nas placas gráficas da AMD. Ele também conta com a tecnologia HyperTransport, que permite a comunicação direta do processador com os demais componentes da placa mãe, além do Enhanced Virus Protection (EVP), que impede a ação de determinados tipos de vírus.
Com preço sugerido de US$195 no exterior, o Phenom II X4 980 possui performance um pouco abaixo dos novos Intel com a arquitetura Sandy Bridge, e a AMD precisará correr para voltar a ser competitiva no segmento de processadores de médio para alto desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário