Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Caneta inteligente pretende concentrar os seus serviços na nuvem

Lembra da caneta LiveScribe? Se não, já comentamos sobre ela aqui no Tecnologia Ponto X. A caneta é inteligente e vem com diversas utilidades, mas o que você não deve saber ainda, é que provavelmente, a partir do dia 29 de julho, a fabricante do smartpen deve desativar o seu SDK (Software Development Kit – material open source, disponibilizado para desenvolvedores externos, como forma de deixar público e livre a criação de novos aplicativos e interação com o software), além de inviabilizar os fóruns. Ou seja? A empresa tornou particular o que antes era aberto a desenvolvedores criativos, dispostos a aperfeiçoar os aplicativos das canetas digitais.

LiveScribe (Foto: Divulgação)

Em nota, a empresa ainda anunciou se pretende manter os seus serviços em nuvem ativo como, por exemplo, o LiveScribe Connect, software que possibilita o armazenamento e compartilhamento online de anotações, desenhos e gravações de arquivos em PDF dos usuários para o Google Docs, Evernote, e-mail, Facebook ou para a comunidade online da caneta. O que eles não garantem são as atualizações diárias do produto.
Com as novas determinações, muitos desenvolvedores que usavam os fóruns e a plataforma SDK, se sentiram rebaixados a meros consumidores, após terem acreditado no projeto, comprado a caneta e criado diversas outras funcionalidades, inexistentes ao aparelho. Grande parte do grupo externo da companhia deixou clara a insatisfação em relação às novas normas de conduta. O que antes era open source se tornou “close source” e inviável a qualquer mente de boas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário