Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cientistas alemães criam nanofios baratos de fabricação

Cientistas do Instituto Max Planck para Sistemas Inteligentes em Stuttgart ter encontrado uma maneira de construir nanofios semicondutores cristalinos de menor custo muito, PhysOrg disse esta semana. Isto graças à diminuição da temperatura necessária, de cerca de 600 a 900 graus Celsius, de até 150 graus Celsius. Também, em vez de um catalisador de ouro, os cientistas podem usar muito menos dispendioso metais, como alumínio.
Usando este método, semicondutores nanoestruturados podem ser colocados à direita para substratos de plástico sensível ao calor. Esses nanofios são utilizados no domínio da nanoelectrónica, para desenvolver células solares e baterias com maior capacidade de armazenamento.

Os cientistas também podem alterar o tamanho dos grãos de alumínio para formar uma barreira que irá delinear o padrão de nanofios de silício. O catalisador pode ser facilmente removido através de condicionamento.

Os cientistas de materiais do departamento de Eric Mittemeijer no Max Planck Institute for Intelligent Systems trabalhou com os colegas do Centro de Microscopia Eletrônica de Stuttgart, um centro de pesquisa do mesmo Instituto, sobre o desenvolvimento.


Alumínio (azul) de silício (vermelho) durante o recozimento bicamada


Formação de um silicone (vermelho) a estrutura de nanofios em alumínio (azul / verde)

Fonte: Electronista

Nenhum comentário:

Postar um comentário